15 novembro 2007

Levantamento dos pontos de comercialização de materiais e equipamentos nas regiões de apresentação


Partindo-se do pressuposto de que, em algumas montagens, são utilizados materiais e equipamentos específicos que não são encontrados facilmente no comércio varejista comum, o levantamento da existência de comercialização desses materiais, acessórios e equipamentos na região das montagens e apresentações é imprescindível. Os designers devem estar atentos a esses detalhes que podem, na maioria das vezes, provocar atrasos e até mesmo cancelamento das apresentações, caso não tenham sido computadas as necessidades da montagem. Esses levantamentos podem ser feitos através de contatos com a associação comercial da localidade e, não havendo possibilidade de compra de materiais de consumo, esses devem ser estocados pela produção na quantidade exigida pela temporada.
Especificamente no Brasil, materiais como filtros[1] ou gelatinas, equipamentos, lâmpadas e tintas especiais, equipamentos de segurança, pirotecnia etc., são encontrados somente nos grandes centros e algumas regiões metropolitanas, o que demanda um estudo prévio das condições do comércio desses materiais na região das apresentações. Nesse caso, também se torna necessária a realização de estoques para o andamento da produção, caso esses itens não sejam encontrados nessas localidades.


[1] Embora a maioria dos iluminadores do Brasil, por cultura e convenção, denominem os filtros pelo nome de “gelatina”, procuro dar ênfase na utilização da denominação “filtro” por entender que ela pode facilitar a comunicação com profissionais estrangeiros já que, na língua inglesa, a denominação é filter.

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