Os adereços de cena são os acessórios de cenários, de indumentárias, de atores e atrizes. O estudo de seus projetos, suas cores, formas, entradas e saídas nas cenas, posicionamento e movimentação, obedecem à mesma escala de importância dos cenários, figurinos etc.
Suas cores, formas e relevância expressiva em determinados momentos são também plasticamente alteradas através da iluminação. Os projetos de adereços devem ser estudados para que a iluminação interfira sempre positivamente nas relações construídas por esses elementos no universo orgânico do espetáculo. Os adereços compõem com o todo simbólico da linguagem do espetáculo. Sua presença indica, de alguma forma, as relações entre personagens e cenários, com o tempo, com a história, com a “intenção” oculta que está por trás e inserida na linguagem teatral etc. Um mesmo elemento pode significar uma coisa em determinado momento e outra, completamente diferente, num momento seguinte. Desconsiderar a presença dos adereços e fixar atenção somente nos outros elementos será sempre um jogo perigoso por parte daquele que trabalha com a expressão através da luz. Cada coisa no espaço cênico vem carregada de significação e o designer de iluminação deve se ater a todos esses mecanismos da linguagem para evidenciar o “certo na hora certa”.
Suas cores, formas e relevância expressiva em determinados momentos são também plasticamente alteradas através da iluminação. Os projetos de adereços devem ser estudados para que a iluminação interfira sempre positivamente nas relações construídas por esses elementos no universo orgânico do espetáculo. Os adereços compõem com o todo simbólico da linguagem do espetáculo. Sua presença indica, de alguma forma, as relações entre personagens e cenários, com o tempo, com a história, com a “intenção” oculta que está por trás e inserida na linguagem teatral etc. Um mesmo elemento pode significar uma coisa em determinado momento e outra, completamente diferente, num momento seguinte. Desconsiderar a presença dos adereços e fixar atenção somente nos outros elementos será sempre um jogo perigoso por parte daquele que trabalha com a expressão através da luz. Cada coisa no espaço cênico vem carregada de significação e o designer de iluminação deve se ater a todos esses mecanismos da linguagem para evidenciar o “certo na hora certa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário