14 novembro 2007

Estudo das estruturas mecânicas de palco


Palcos giratórios, varas de iluminação e de cenografia elétricas, elevadores, quarteladas automáticas, fosso de orquestra automático e demais maquinárias cênicas podem colaborar na criação de efeitos especiais. Por essa razão, o conhecimento prévio dessas estruturas disponíveis, adquire um papel importante na determinação de condições razoáveis de preparação de tais efeitos. Um teatro que possui palco giratório, por exemplo, oferece, aos cenógrafos e iluminadores, condições de trabalhos diferenciados que, por vezes, modificam até mesmo a movimentação cênica dos atores de estruturas cenográficas e de iluminação. Os diretores também, nesse caso, podem optar por mudanças de cenas a partir da movimentação automática da cenografia e a iluminação deve acompanhar essas escolhas.
A pesquisa técnica das estruturas mecânicas dos espaços utilizados para as apresentações facilita a tomada de decisões também poéticas por parte dos designers de cenas, o que, por sua vez, facilita as decisões técnicas. Se um determinado espetáculo varia de palcos durante as apresentações, e isso acontece muito nas companhias viajantes, os designers devem procurar conhecer antecipadamente as estruturas que encontrarão nos espaços que serão utilizados. Isso proporciona o tempo necessário para se repensar as dificuldades e tomar as devidas providências no sentido de adaptar as propostas para esses novos espaços. Essas adaptações vão desde mudanças na iluminação (dos tipos de equipamentos, estruturas, ângulos etc.) até mesmo mudanças na movimentação de cenografia, atores, dançarinos etc., por parte dos dirigentes das cenas. Isso é muito comum no Brasil e faz parte da rotina das companhias de teatro, dança e shows de um modo geral.




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