15 novembro 2007

Estudo da utilização do palco pela direção de cena


O estudo da movimentação dos atores, adereços, cenografia etc. das cenas por parte dos designers de luz, é fundamental para a preparação dos conceitos técnicos e estéticos de um projeto. As luzes no palco têm o papel de revelar as formas em sua plenitude e também estabelecem a linguagem plástica visual. Os elementos teatrais possuindo um caráter de dinamismo espacial na tridimensionalidade requerem uma modelagem de luz que acompanhe essa movimentação e suas variáveis. Na fase de pesquisa da luz do espetáculo, os designers devem acompanhar essas movimentações escolhidas pela direção, pois são essas escolhas que determinarão as áreas de incidência e desempenho temporal da luz sobre os espaços utilizados.
Esse estudo pode ser feito através do acompanhamento dos ensaios e de anotações da movimentação desses elementos nas cenas para, posteriormente, emergirem como soluções do projeto visual.
Na fase de execução do desenho de iluminação, os designers podem ainda utilizar ferramentas de simulação visual para corrigir falhas e estudar as estruturas, os elementos e seus movimentos e transformações com maior rigor. Atualmente também é possível criar simulações com atores e atrizes virtuais em movimento.

Nenhum comentário: