15 novembro 2007

A importância do prévio levantamento dos recursos humanos disponíveis para execução dos projetos


Os designers de iluminação não são diretamente responsáveis pela execução dos trabalhos de montagens, mas acompanham os eletricistas/iluminadores durante esses trabalhos. Esses últimos executam todo o trabalho de montagem de estruturas, colocação e correção e, muitas vezes, também a operação da iluminação dentro dos espetáculos. O que é importante ressaltar é a responsabilidade que recai sobre os designers pelo bom andamento dessas atividades e, conseqüentemente, da própria linguagem da luz no e do espetáculo. Podem-se completar também essas responsabilidades juntando-se as questões de segurança de palco e platéia.
Existem companhias que possuem seus próprios funcionários com experiência comprovada, contratados exclusivamente para essas funções. Outras, ainda, utilizam mão-de-obra temporária, admitida nas localidades onde acontecem as apresentações ou mesmo na própria cidade sede da companhia. Há também aquelas que utilizam os serviços de profissionais dos teatros onde se apresentam, por não possuírem estrutura de empresa e, muitas vezes, condições para arcar com essas despesas.
Em todos esses casos os designers de iluminação devem se informar sobre as qualidades técnicas desses profissionais, para que os projetos possam ser executados com destreza, segurança e competência. O levantamento dessas qualidades torna-se mais essencial ainda quando as estruturas exigidas pela montagem foram construídas especificamente para elas e possuem características não-convencionais.
No caso da contratação de mão-de-obra terceirizada por empresas do ramo, os designers devem ter o cuidado de efetuar o levantamento também da idoneidade da referida empresa e das capacidades técnicas de seus componentes.
Pode ocorrer ainda, em casos muito especiais, de o próprio designer ter que promover um treinamento desses profissionais, a fim de obter um melhor desempenho durante a execução e a operação de algum tipo de efeito ou efeitos especialmente criados para o espetáculo.

Nenhum comentário: