14 novembro 2007

A importância do prévio levantamento da existência de oficinas de trabalho nos locais de apresentação


Na maioria dos grandes teatros convencionais encontram-se instaladas oficinas de apoio aos profissionais de espetáculos. Essas oficinas podem variar enormemente de um espaço a outro. Algumas possuem marcenaria com uma completa linha de máquinas e equipamentos, oficinas de solda, sapatarias, oficinas de costura, máquinas para trabalhos em ferro e aço etc.
O levantamento dessas oficinas de serviços pelos profissionais de uma montagem na fase de pesquisa traz muitos benefícios nos casos em que cenários, iluminação, figurinos e adereços exigem montagens e reparos constantes, dada a especialidade das estruturas, elementos e efeitos em jogo.
Por outro lado, teatros que não possuem essas estruturas de apoio podem inviabilizar grandes e complexas montagens e é nesse momento que os designers devem buscar soluções apropriadas para cada caso, pesquisando e preparando alternativas que estejam de acordo, também, com as condições de produção.
Uma das formas de efetuar esses levantamentos é a comunicação prévia com os profissionais técnicos e de gerenciamento dos teatros que serão utilizados para as apresentações. Esse contato pode ser feito de várias formas utilizando também, na atualidade, os recursos de comunicação via internet. Alguns teatros disponibilizam, na rede mundial de computadores, as plantas e imagens de suas estruturas, palcos, platéias, listas de equipamentos e outras informações técnicas. Os designers podem, então, programar previamente seus trabalhos e as ferramentas necessárias.

Nenhum comentário: