14 novembro 2007

Levantamento das informações históricas


Todo artista, ao desenvolver uma obra de cunho histórico, necessita obter elementos da época, para que seu trabalho tenha consistência, veracidade.
Na iluminação de palco, isso, além de ser também verdadeiro, é essencial, pois, épocas diferentes nos remetem a “luzes diferentes”.
Toma-se o exemplo de um espetáculo que se passa na França do século XV. As luzes naturais, ou seja, a luz do sol que incide em ambientes internos e externos vem "carregada" de subliminares de outros elementos que constituem a plástica do espetáculo.Pode-se supor que a luz incidente do sol sobre cenários e atores fora criada para dar impressão de uma reunião popular no pátio de uma catedral – o que poderia reforçar a idéia seria o trabalho minucioso das sombras que incidirão sobre o todo do palco, sobre os cenários etc. A luz, em outro exemplo, poderia sugerir uma reunião numa taberna, à noite, o que poderia ser feito através da criação de uma iluminação que remetesse a luzes de velas ou tochas, numa tentativa de “imitação” dos recursos de iluminação de interiores da época.
Além disso, deve-se levar em consideração que a luz, sendo também elemento de linguagem, pode ter seus matizes alterados para compor o psicológico da cena. Uma luz mais quente, amarelada, remete o público a um determinado estado de consciência, diferentemente de uma luz mais azulada. Além, é claro, de favorecer o entendimento dos horários e espaços em que a cena ocorre.
Muitas vezes também a preocupação volta-se para os cenários e figurinos. O designer tem que saber exatamente os efeitos das cores-luz sobre as cores-pigmento, realçando, dessa forma, o trabalho conjunto da obra.
De maneira geral, a busca por uma iluminação que transmita momentos históricos sempre é prazerosa. É o trabalho de pesquisa minucioso da linguagem visual que torna o trabalho mais empolgante. Uma maneira bastante interessante de se buscar essas informações, e talvez a mais importante e completa, é o estudo das obras pictóricas de determinada época. Os artistas da tela sempre se preocuparam com a luminosidade em suas criações. Isso facilita, sobremaneira, o contato com a experiência visual que determinados povos possuíam.
Além disso, sempre será possível avaliarmos o "sentido" ou "essência" de cada época através da literatura, da música etc. Basta ter a mente e o coração abertos. O artista deve se envolver na sua obra de maneira que consiga sentir profundamente o "espírito" de sua busca.
A luz, sendo um componente de linguagem do espetáculo, também se afirma como um componente de representação.

(...) esse processo de representação baseia-se antes de tudo na semelhança que tais efeitos possam ter com os modelos reais aos quais se referem. De imediato poderíamos dizer que, por mais que se queira, dificilmente haverá uma reprodução perfeita da realidade sobre os palcos, principalmente no tocante à questão da luz. Até aonde a imagem de uma luz permite que um olhar comum entenda a que tipo de luz esta imagem se refere? Pode-se delimitar a representação enquanto processo analógico? Mas o que é analogia? Podemos dizer que os procedimentos analógicos são sempre os mesmos, em qualquer sociedade, época ou cultura? Ou a analogia acompanha as mudanças? (CAMARGO, 2000, p. 14)[1].

Daí, portanto, a importância da pesquisa histórica na concepção do desenho de luz. Havendo o entendimento das relações espaciais, ambientais, climáticas e, até mesmo, arquiteturais e sociais de uma determinada época, o designer pode buscar uma representação mais realística do universo da cena[2]: se sua intenção for de representação simbólica, a importância dessa pesquisa também não será diminuída.
[1] CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba, SP: TCM Comunicação, 2000. p. 14.
[2] Realística, nesse sentido, não propõe a busca do realismo enquanto linha de expressão, mas, de uma determinada realidade intrínseca à cena. Um exemplo seria a busca de uma atuação realística da luz dentro de uma concepção expressionista e o universo do expressionismo na cena, ou seja, a luz atuará reforçando a linguagem expressionista através desse mesmo expressionismo, enquanto pensamento de uma época e de seus representantes.

Nenhum comentário: