15 novembro 2007

Estudo das expectativas que outros profissionais criadores têm em relação à iluminação como elemento expressivo do espetáculo


A cenografia, a indumentária e outros elementos das cenas são criados e construídos a partir de conceitos de outros profissionais, que também possuem expectativas em relação aos efeitos adquiridos nas cenas sob a luz. A luz, principalmente a luz colorida, provoca mudanças sensíveis nos aspectos visuais de todos os elementos das cenas. Isso pode gerar efeitos visuais positivos – quando esses efeitos acompanham e reforçam os conceitos da direção e do todo do espetáculo, assim como efeitos negativos – quando a luz cria efeitos expressivos distorcidos da realidade maior da obra e de seus elementos.
O acompanhamento e a discussão dos efeitos criados pela luz sobre esses elementos por seus profissionais criativos dentro de uma produção, permitem uma troca de idéias expressivas que trazem maior equilíbrio aos trabalhos e um aproveitamento maior dos recursos materiais e de procedimentos na criação e execução dos efeitos sugeridos.
Uma outra forma de se atingir esse equilíbrio é o exercício que o designer de iluminação pode fazer no sentido de se colocar na “pele” desses outros profissionais e estudar a luz a partir de seus enfoques particulares, exercício esse que pretende apreender os conceitos mais sutis e subjetivos de seus colegas de trabalho e, ao mesmo tempo, vivenciar idealmente os problemas técnicos e estéticos que estão sendo buscados por cada um.

Nenhum comentário: