14 novembro 2007

Estudo das cores utilizadas nos elementos cenográficos


Luzes coloridas sobre superfícies pigmentadas criam terceiros cromatismos. Com isso, é possível criar diferentes ambientes e “climas” psicológicos através das mudanças cromáticas sobre os cenários. O estudo da pigmentação e textura cenográfica permite aos designers de iluminação auferir os cromatismos resultantes dessas misturas entre sistemas aditivo e subtrativo da cor[1]. Quando não existe levantamento apropriado das qualidades cromáticas dos elementos das cenas (cenários, figurinos etc.), a iluminação pode “matar” o produto final, desviar as cores propostas para tons que não sejam apropriados e que não sugiram determinados nuances psicológicos, simbólicos ou expressivos.
Essa "matéria", que é a luz, tem comportamentos diferentes das tintas utilizadas pelos pintores, ou seja, dos pigmentos. Nos palcos, estruturas, cenários, figurinos, acessórios, elementos, atores e atrizes, suas maquiagens etc., formam o suporte no qual essa outra "tinta" é aplicada por esses outros "pincéis". Quando, nesses suportes, são utilizadas pigmentações com variação do branco, a luz colorida tinge-os, como nos suportes da pintura, cujo acabamento será o da pigmentação sobre a tela. Se esses suportes são pigmentados com variações cromáticas, ou seja, possuem coloração, a luz surge como produtora do processo de velatura, que, na pintura, é o processo de aplicação de camadas de tintas diluídas sobre o suporte, o que cria efeitos de transparências naturais como as do vidro. Misturas veladas produzem, necessariamente, terceiros cromatismos. Uma luz magenta sobre pigmentação amarelada resulta em variações de vermelho; luzes amarelas sobre pigmentação azul também resultam em variações do vermelho, já uma luz vermelha sobre um fundo verde escurece sobremaneira o objeto, tendendo-o ao cinza escuro, e assim por diante. Isso se dá porque os sistemas aditivos e subtrativos interagem entre si formando padrões complementares.
Atualmente, os designers de iluminação contam com ferramentas digitais, muitas delas gratuitas, e disponibilizadas na internet, para fazer suas experiências com cores-luz sobre cores-pigmento, ou seja, podem realizar o estudo prévio das resultantes (terceiros cromatismos).
[1] O sistema aditivo é aquele da cor-luz, cujos matizes primários são: azul, verde e vermelho (também conhecido com RGB – Red, Green, Blue). O sistema subtrativo é aquele da cor-pigmento, cujos matizes primários são: ciano, magenta e amarelo, com inclusão do preto-carvão para equilíbrio de saturação e luminosidade. Também conhecido com CMYK (Ciano, Magent, Yellow and Black).

Nenhum comentário: